Em 22/05/2019 às 21h22

Bota vence Sol de América (PAR) e conquista vantagem do empate na "Sula"

Fora de casa, Alvinegro supera equipe paraguaia com gol de Erik


Autor: Vitor Melo / Foto: André Cristaldo

O Botafogo conquistou um resultado gigante na noite desta quarta-feira (22), ao triunfar sobre o Sol de America (PAR), fora de casa, pelo placar mínimo. O autor do gol que determinou a conquista da vantagem alvinegra na segunda fase da Sul-Americana foi Erik, já na parte final do confronto. Com este resultado, o Bota pode empatar por qualquer placar na volta, que mesmo assim se garantirá na terceira fase da competição. 

As equipes voltam a se enfrentar no próximo dia 29, às 19h15, no Estádio Nilton Santos.

Botafogo é salvo pelo travessão e entra na partida

Com a bola rolando, não demorou muito para perceber quais eram as propostas de jogo das equipes. Os mandantes logo apostaram na velocidade de seus jogadores, propondo uma partida vertical, baseada na ligação direta. Já o Botafogo exibia certa dificuldade em trocar passes, fato que, mais tarde, resultaria em maus momentos. 

O panorama da partida para o time carioca era complicado. E tornou-se pior aos 19, através de um erro de saída de bola de Alex Santana, sucedendo um pênalti a favor do time paraguaio. Mas o que era para ser um golpe acusado, tornou-se um combustível para o restante do confronto: na marca da cal, Clar carimbou o travessão de Gatito.

O susto serviu para acordar a equipe alvinegra, que passou a mostrar domínio na posse de bola, pedido que havia sido feito por Barroca desde o início do primeiro tempo. Aos 31 minutos, aconteceu o que determinou a efetividade do Bota durante grande parte do embate. Pardo recebeu seu segundo cartão amarelo e foi expulso. A partir daí, o Botafogo assumiu o protagonismo do confronto e por pouco não abriu o placar com Diego Souza, aos 47.

Alvinegro é superior, vence com gol de Erik e assegura vantagem

O início de segundo tempo foi totalmente diferente do que foi visto nos primeiros 45 minutos. A começar pela atitude ofensiva do Botafogo, que resultou num lance de perigo logo aos 10. Na jogada, Erik deixou o goleiro para trás e cruzou para Diego Souza, que arrematou de cabeça para o bloqueio em cima da linha da zaga. No rebote, Alex Santana tentou de voleio e mandou para fora.

Com um jogador a mais, o Alviengro mostrava-se muito superior. Fazendo uso da posse de bola e investindo nos momentos certos, a pressão resultou em bola na rede aos 27 minutos, em arremate de voleio por Erik, sem chances para o bom goleiro paraguaio. 

Apesar de inaugurar o placar, o Botafogo surpreendeu ao não adotar um comportamento defensivo. Desta forma, a pressão foi exercida até os 40 minutos, instante que ocorreu a expulsão de Jean, que acabara de entrar. Mesmo com a igualdade no número de jogadores, o placar não seguiu pelo mesmo caminho e confirmou a importante vitória do Botafogo. Placar final: 1 a 0.

A partida
Sol de América (PAR) 0x1 Botafogo - Copa Sul-Americana, segunda fase (ida) - 22/05/2019 às 19h15

Estádio Luís Alfonso Giagni (Assunção - PAR)
Árbitro: Germán Delfino (ARG)
Assistentes: Lucas Germanotta (ARG)  e Pablo Gonzalez (ARG)

Botafogo: Gatito Fernández; Fernando, Carli, Gabriel e Gilson; Cícero (Luiz Fernando, 23'/2ºT), Alex Santana e João Paulo (Gustavo Bochecha, 23'/2ºT); Erik, Diego Souza e Leo Valencia (Jean, 38'/2ºT). Técnico: Eduardo Barroca.

Sol de América (PAR): Escobar; Velázquez (Acuña - intervalo), Villalba, Portillo e Walter Clar; Ferreira, Fredes (Richard Franco, 11'/2ºT) e Rodrigo Ruiz (Otazú, 22'/2ºT); Jourdan, Ortiz e Villagra. Técnico: Javier Sanguinetti.

Cartões amarelos: Pardo e Villalba (SOL); Fernando e Cícero (BOT).

Cartões vermelhos: Pardo, 31'/1ºT (SOL); Jean, 40'/2ºT (BOT).

Gol: Erik, 27'/2ºT (0-1).

Tags: Botafogo, Sul-Americana

Outras Notícias

Encontre-nos no Facebook






As informações deste site são constantemente atualizadas pelo FutRio. Ressaltamos que o FutRio reserva-se ao direito de alterar qualquer informação do site, valores e demais informações, sem aviso prévio.

© Copyright FutRio - Todos os direitos reservados.

desenvolvido por