Em 18/01/2019 às 15 h43

Com homenagens a Zagallo, FFERJ realiza festa de abertura do Carioca 2019

Competição, que completa 113 anos de existência, começa neste sábado (18)


Autor: Redação FutRio / Foto: Divulgação FFERJ

A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FFERJ) realizou na tarde desta sexta-feira (18), no Maracanã, a festa de abertura do Campeonato Carioca 2019. Na cerimônia, estavam presente 11 dos 12 técnicos dos times que irão participar da competição para a realização de um debate. Edson Souza, do Resende, foi o único que não compareceu.

Completando 113 anos de existência, o Campeonato Carioca terá Zagallo como homenageado, que acumula 10 taças do estadual como jogador e treinador, e é apegado históricamente com o número 13. O troféu de campeão da competição levará o nome "Mário Jorge Lobo Zagallo".

O Campeonato Carioca começa neste sábado (19), com a disputa da tradicional Taça Guanabara, o primeiro turno da competição. As 12 equipes estão separadas em dois grupos. No A, estão Americano, Fluminense, Madureira, Portuguesa, Vasco e Volta Redonda. No B, Boavista, Bangu, Botafogo, Cabofriense, Flamengo e Resende.

REGULAMENTO

Similar ao de 2018. Na Taça Guanabara, os times se enfrentam dentro dos grupos, em turno único. Os dois melhores de cada chave se classificam à semifinal - que acontecem em partida única e com os líderes dos grupos com a vantagem do empate. Na final, igualdade leva aos pênaltis. Na Taça Rio, os confrontos qualificatórios passam a ser com as equipes da outra chave, mas as regras de classificação e mata-mata se mantêm.

Os campeões dos dois turnos se classificam para a semifinal do Carioca, além das duas equipes de melhor campanha geral, considerando apenas as fases de grupos. Os cruzamentos acontecem em duelo único, com vantagem do empate e mando de campo para os campeões de turnos. Seguindo este molde, a final não contará com vantagem para nenhum dos lados. Em caso de empate em pontos e saldo de gols após dois jogos, os pênaltis definirão o campeão geral.

Há um segundo cenário possível, conforme alteração no regulamento para 2019: se o mesmo time for campeão dos dois turnos, este se classifica diretamente à decisão do campeonato e a semifinal será formada pelos dois times de melhor campanha na soma das etapas qualificatórias. Caso aconteça esta configuração, a semifinal será em confronto único, com vantagem do empate para o time mais bem colocado no geral. Já na decisão, o campeão dos turnos terá vantagem de dois resultados iguais e prioridade no mando.

Ao final da fase principal, os dois piores clubes na classificação geral são "rebaixados" para a Seletiva de 2020. Vale lembrar ainda que, em paralelo, o Grupo X reúne America, Goytacaz, Macaé e Nova Iguaçu, equipes que não conseguiram superar a etapa preliminar. Destes, dois caem para a Série B1 ainda em 2019.

Tags: Campeonato Carioca 2019

Outras Notícias

Encontre-nos no Facebook






As informações deste site são constantemente atualizadas pelo FutRio. Ressaltamos que o FutRio reserva-se ao direito de alterar qualquer informação do site, valores e demais informações, sem aviso prévio.

© Copyright FutRio - Todos os direitos reservados.

desenvolvido por