Em 20/03/2018 às 09 h14

Com jogos em meio à Copa do Mundo, B1 e B2 podem concorrer com Seleção

Divisões inferiores terão pouco calendário para evitar "choques" com o Mundial


Autor: Gabriel Andrezo / Foto: Divulgação (BMFC)

Mais uma vez, a Copa do Mundo promete parar o país com os jogos da Seleção Brasileira e a luta pelo sexto título mundial. Em paralelo a isso, a mais de 10 mil quilômetros de distância da Rússia, o futebol carioca estará movimentado com a disputa das Séries B1 e B2 do Estadual, que não param durante o Mundial. Assim como em outras oportunidades, as competições irão tentar chamar atenção em meio ao maior espetáculo do futebol. E a preocupação maior fica por conta das poucas datas disponíveis e a possibilidade de "malabarismos" no calendário, para evitar que os choques atinjam os jogos da equipe canarinho.

image

A estreia brasileira na Copa será em 17 de junho, um domingo, às 15h (de Brasília). O jogo contra a Suíça ocorre num dia em que segunda e terceira divisões estarão em pleno andamento. Se as partidas da B1 costumam ser aos sábados, a B2 tem, tradicionalmente, mais jogos aos domingos. O uso de estádios para mais de um jogo no mesmo fim de semana, comum em 2017, pode se repetir e deixar um impasse no ar: ou algumas partidas são remanejadas para a manhã ou para dias incomuns, como sextas ou segundas-feiras. Isto, é claro, caso não corra-se o risco de jogar no mesmo dia (e até ao mesmo tempo) que a Seleção, o que pode ocasionar grande perda de interesse por parte dos já poucos torcedores que costumam comparecer às arquibancadas.

O choque se repetiria também em 27 de junho, quarta-feira, quando o Brasil enfrenta a Sérvia. Nela, acontecem as semifinais do primeiro turno da B1. É também nesta altura que os jogos da B2, de acordo com o calendário de datas da FFERJ, começam a acontecer também nos meios de semana (a tabela da Terceirona só será divulgada em 26 de março). À medida em que o Brasil for avançando, um novo "conflito" poderia ser visto em 15 de julho, dia da final da Copa do Mundo. Para este fim de semana, aliás, estão programados jogos não só das Séries B1 e B2, mas também da C, que começa no fim de junho. Por sorte, a finalíssima começa quando forem 12h em Brasília. E quem se habilitaria a jogar ao mesmo tempo de uma final de Copa do Mundo?

Mundial, um concorrente desleal

Os choques de data entre as divisões inferiores e a Copa do Mundo não são novos. Se a Série A do Estadual cedeu, até o fim do Século XX, alguns jogadores ao Mundial, o mesmo não se observava nos níveis mais baixos, o que colocava jogos de campeonato em meio à comoção nacional por conta da Copa. A primeira vez em que isso se observou foi no ano de 1986. Na mesma tarde em que o Brasil vencia a Espanha, em sua estreia no México, a Cabofriense empatava com o Volta Redonda e o Rio Branco vencia o Siderantim, por exemplo. Isto não se repetiu nas quartas de final, quando o Brasil foi eliminado pela França: o mata-mata foi no sábado e toda a rodada da Segundona foi passada para domingo.

Quatro anos depois, nova "concorrência". Rodadas de segunda e terceira ocorreram normalmente na estreia do Brasil na Copa da Itália, contra a Suécia, num domingo à tarde. O mata-mata com a Argentina também foi em um domingo, com a Segundona sendo toda antecipada para sábado, o que não se viu na Terceirona: jogos domingo à tarde, mas depois do clássico sul-americano, que começou ao meio-dia carioca. Assim, a jornada que contou com jogos como Ceres x Pavunense e Itaguaí x Tupy aconteceu ainda sob a recente ressaca do gol de Caniggia e a eliminação brasileira.

Em 1998, o bom senso imperou e as partidas foram adiadas, incluindo um dos duelos da final da Segundona, entre Campo Grande e Cabofriense, que saiu do mesmo dia de Brasil x Chile e passou para domingo. Na terceira divisão, toda a rodada marcada para o dia da final, perdida para a França, passou para a semana seguinte. A partir daí, jogar ao mesmo tempo que a Seleção nunca mais aconteceu. A Segundona de 2002 até teve rodada no dia de Brasil x China, mas o jogo da Seleção foi pela manhã, graças ao fuso horário dos países-sede da Copa do Mundo (Coreia do Sul e Japão). Ainda assim, houve quem jogasse apenas horas depois da finalíssima do "penta", também de manhã para os brasileiros. Na tarde de 30 de junho, o Rio Branco bateu o Independente por 4 a 0, diante de um público irrisório no Estádio Expedicionário, em Macaé.

A reta final da Série B de 2006 viu um Guanabara x Macaé acontecer apenas instantes após o fim de Brasil x Austrália, que, por sorte, jogaram às 13h. Já na década atual, Segundona e Terceirona não pararam. Com jogos mais às quartas e sábados, não se atuou no mesmo dia que o Brasil em 2010, nem em simultâneo com a final. Porém, o Triangular Final da Série B de 2014 concorreu com os jogos da primeira fase da Copa. Barra da Tijuca x Barra Mansa aconteceu na mesma hora e cidade que Espanha x Chile, com apenas 20 quilômetros de distância: o duelo da Segundona foi em Moça Bonita; o confronto mundialista, no Maracanã. O mesmo em Xerém para Tigres x Barra Mansa, à mesma hora de Equador x França. A rodada final foi movida para domingo, um dia após Brasil x Chile. Com rodadas mais espaçadas, a Terceirona perdeu menos atenção para o Mundial.


Jogos da Série B1 "em choque" com a Copa:
(sem trocas de dia e horário posteriores)

- Sábado, 16 de junho, 15h (Croácia x Nigéria):
Americano x Barcelona
Angra dos Reis x Serra Macaense
Barra da Tijuca x America
Bonsucesso x Duque de Caxias
Carapebus x São Gonçalo EC
Itaboraí x Audax Rio
Olaria x Friburguense
Sampaio Corrêa x Gonçalense
Santa Cruz x Artsul
Serrano x Tigres

- Quarta-feira, 20 de junho, 15h (Irã x Espanha):
America x Sampaio Corrêa
Angra dos Reis x Santa Cruz
Artsul x Americano
Audax Rio x Tigres
Barcelona x Barra da Tijuca
Duque de Caxias x Carapebus
Friburguense x Serrano
Itaboraí x Bonsucesso
São Gonçalo EC x Olaria
Serra Macaense x Gonçalense

- Sábado, 23 de junho, 15h (Alemanha x Suécia):
Americano x Angra dos Reis
Barra da Tijuca x Artsul
Bonsucesso x Audax Rio
Carapebus x Itaboraí
Gonçalense x America
Olaria x Duque de Caxias
Sampaio Corrêa x Barcelona
Santa Cruz x Serra Macaense
Serrano x São Gonçalo EC
Tigres x Friburguense

- Quarta-feira, 27 de junho, 15h (Brasil x Sérvia e Suíça x Costa Rica):
Semifinais da Taça Santos Dumont

- Sábado, 30 de junho, 15h (jogo das oitavas de final):
Final da Taça Santos Dumont

- Sábado, 7 de julho, 15h (jogo das quartas de final):
America x Friburguense
Americano x Carapebus
Angra dos Reis x Itaboraí
Artsul x Duque de Caxias
Barcelona x São Gonçalo EC
Barra da Tijuca x Olaria
Gonçalense x Tigres
Sampaio Corrêa x Serrano
Santa Cruz x Bonsucesso
Serra Macaense x Audax Rio

Tags: Carioca Série B1, Carioca Série B2

Outras Notícias

Encontre-nos no Facebook






As informações deste site são constantemente atualizadas pelo FutRio. Ressaltamos que o FutRio reserva-se ao direito de alterar qualquer informação do site, valores e demais informações, sem aviso prévio.

© Copyright FutRio - Todos os direitos reservados.

desenvolvido por