Em 13/09/2017 às 19 h06

Última disputa nacional do Cano foi em 2009; Boavista manterá sequência

Enquanto Alvinegro quebra jejum, Verdão embala série de cinco anos seguidos


Autor: Redação FutRio / Foto: Reprodução e Divulgação

As semifinais da Copa Rio, realizadas na tarde desta quarta-feira (13), definiram Boavista e Americano como os dois finalistas da competição. Além de seguir adiante na disputa pelo título, a dupla conseguiu concretizar algo muito cobiçado: a vaga numa competição nacional em 2018. Série D ou Copa do Brasil. O campeão escolhe. O vice fica com o que sobrar.

No caso do Americano o feito é emblemático, já que o time campista não saía do Rio de Janeiro para uma disputa oficial desde 2009. Naquela temporada, o Alvinegro disputou a Copa do Brasil e não fez feio, chegando às oitavas de final. Na primeira fase, despachou o Santa Cruz (PE), com 6 a 2 no acumulado. Em seguida foi a vez de eliminar o Botafogo. Após um resultado de 2 a 1 para cada lado, o Cano levou a melhor nos pênaltis, por 5 a 4, em pleno Engenhão.

VEJA TAMBÉM:
Americano perde para o São Gonçalo, mas avança à decisão da Copa Rio
Boavista bate Tigres, vai à final da Copa Rio e garante disputa nacional em 2018


O fim do sonho campista em ser a zebra da Copa do Brasil em 2009 ocorreu diante da Ponte Preta (SP). Diferente dos duelos anteriores, a equipe não conseguiu fazer vantagem em casa. Após empatar por 0 a 0 no Norte Fluminense, acabou sucumbindo em Campinas: derrota por 2 a 1. Desde então, teve início um hiato em competições promovidas pela CBF, que chegará ao fim no ano que vem.

Boavista engata quinto ano consecutivo no cenário nacional

Na via oposta do Americano está o Boavista. Ano após ano o Verdão de Saquarema vem criando o costume de participar das disputas nacionais. Em 2018 chegará à quinta temporada consecutiva nessa rotina. O embalo começou em 2014, quando disputou Copa do Brasil e Série D. No ano seguinte, voltou ao mata-mata nacional, enquanto em 2016 participou apenas da Quarta Divisão.

Na atual temporada o Boavista se garantiu novamente nas duas frentes. E fez bonito na Copa do Brasil, com a melhor campanha de sua história. A exemplo do Americano em 2009, eliminou dois oponentes tradicionais: Ceará e Portuguesa (SP). Na terceira fase, entretanto, acabou sucumbindo diante do Sport (PE). Já na Série D, caiu na segunda fase, no primeiro mata-mata.

image

Enquanto 2018 não chega com seus desafios além das fronteiras fluminenses, Boavista e Americano vão medir forças para saber quem fica com o título da Copa Rio. Os jogos acontecerão nos dias 21 e 27. Sorteio nesta quinta-feira (14) definirá a ordem dos mandos.

O Glorioso, por sua vez, ainda tem a disputa da Série B1. No sábado (16), define outra situação importante, que é o acesso à elite do Campeonato Carioca. Para isso, precisa apenas de um empate diante do rival Goytacaz. A partida acontecerá no Estádio Eduardo Guinle, em Nova Friburgo.

Tags: Americano, Boavista, Copa Rio

Outras Notícias

Encontre-nos no Facebook






As informações deste site são constantemente atualizadas pelo FutRio. Ressaltamos que o FutRio reserva-se ao direito de alterar qualquer informação do site, valores e demais informações, sem aviso prévio.

© Copyright FutRio - Todos os direitos reservados.

desenvolvido por