Em 26/05/2017 às 17 h14

Bangu x Portuguesa (SP): as semelhanças e mazelas de dois gigantes brasileiros

Equipes, que já foram vice-campeãs nacionais, se enfrentam pela Série D


Autor: Caio Figueroa / Foto: Maria Pimenta e Reprodução

O tempo é uma famosa "faca de dois gumes". Ao mesmo tempo que pode fazer bem, pode ser extremamente destrutivo. Regra da vida que também se aplica ao futebol. A personificação disso entra em campo este final de semana. Bangu e Portuguesa (SP) se enfrentam pela Série D do Campeonato Brasileiro na busca pela volta dos áureos tempos.

Marcadas por glórias, semelhanças e chagas, as histórias de dois dos mais tradicionais clubes de Rio de Janeiro e São Paulo se confunde. Principalmente em um "quase". Em 1985, o Bangu perdeu para o Coritiba o título do Campeonato Brasileiro. Onze anos depois, foi a vez da Portuguesa bater na trave ao ser derrotado pelo Grêmio na decisão. 

Outra semelhança é o que os clubes representam para o futebol dos seus estados. A Portuguesa sempre foi considerado o quinto time de São Paulo, posto que perdeu para a regular Ponte Preta nos últimos anos. Já o Bangu, tem rivalidade histórica com o America pela posição de quinta força do Rio de Janeiro. 

image


Falando em São Paulo e Rio, vale lembrar que Bangu e Portuguesa conquistaram seus primeiros títulos Estaduais nos anos 1930. Mais antigo, o hoje centenário Bangu bateu o Fluminense por 4 a 0 na decisão do Campeonato Carioca de 1933. Apenas dois anos depois, foi a vez da Lusa conquistar o Paulista em cima do Ypiranga. A Portuguesa voltaria a levantar a taça em 1936 e 1973. O Bangu, em 1966, alcançou o segundo título estadual ao derrotar o Flamengo na final.

VEJA TAMBÉM
Bangu faz promoção de ingressos para mulheres em duelo com Portuguesa (SP)
Retrospecto ruim do Bangu em Moça Bonita não incomoda jogadores
Os 60 anos de Marinho, um craque imortal na história do Bangu

Confronto direto

Bangu e Portuguesa se enfrentaram cinco vezes em Campeonatos Brasileiros (1967, 1968, 1978, 1987, 1988) com ampla vantagem dos paulistas. Foram quatro triunfos do time do Canindé contra apenas um do Alvirrubro.

Mas há um detalhe: em todas essas vitórias a Portuguesa jogava em casa. Em dois duelos no Rio de Janeiro - uma no Maracanã em 1968, pelo Campeonato Brasileiro; outro em Moça Bonita, em 2011, pela Copa do Brasil - vitórias alvirrubras pelo placar de 3 a 1.

Na busca pela volta dos tempos dourados de outrora, Bangu e Portuguesa en enfrentam pela Série D do Campeonato Brasileiro neste sábado. Marcado para o Estádio Moça Bonita, casa alvirrubra onde a Lusa nunca venceu, o jogo está marcado para às 15h.

Tags: Bangu, Brasileiro Série D

Outras Notícias

Encontre-nos no Facebook






As informações deste site são constantemente atualizadas pelo FutRio. Ressaltamos que o FutRio reserva-se ao direito de alterar qualquer informação do site, valores e demais informações, sem aviso prévio.

© Copyright FutRio - Todos os direitos reservados.

desenvolvido por